Show Rural Coopavel 2022 será em fevereiro - Digital Balde Branco

CURTAS

Show Rural Coopavel 2022 será em fevereiro

A 34ª edi­ção do Show Rural Coo­pa­vel será rea­li­za­da no perío­do de 7 a 11 de feve­rei­ro de 2022, na sede do Show Rural Coo­pa­vel, nem Cas­ca­vel (PR), na BR-277, km 577. A expo­si­ção é con­si­de­ra­da uma dos três mai­o­res do mun­do em dis­se­mi­na­ção de conhe­ci­men­tos para o cam­po. O tema da 34ª edi­ção do Show Rural Coo­pa­vel será “Nós somos a ter­ra”. Em 2020, últi­ma edi­ção pre­sen­ci­al, o even­to rece­beu mais de 298 mil visi­tan­tes e movi­men­tou R$ 2,5 bilhões. As pla­ta­for­mas e mídi­as soci­ais serão incor­po­ra­das defi­ni­ti­va­men­te à cober­tu­ra ofi­ci­al do even­to, para per­mi­tir que visi­tan­tes e pes­so­as dos mais dife­ren­tes luga­res pos­sam acom­pa­nhar as novidades.

Ministério da Agricultura apreende mais de 12 toneladas de produtos irregulares para alimentação animal no Ceará 

Audi­to­res fis­cais fede­rais agro­pe­cuá­ri­os e agen­tes de ins­pe­ção de pro­du­tos de ori­gem ani­mal do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra rea­li­za­ram, no dia 19 de novem­bro, uma ope­ra­ção nos muni­cí­pi­os de Jua­zei­ro do Nor­te e Cra­to, no Esta­do do Cea­rá, para com­ba­ter o comér­cio irre­gu­lar de pro­du­tos para ali­men­ta­ção ani­mal. A ação resul­tou na apre­en­são de 12.952 qui­los de suple­men­tos irre­gu­la­res. Tam­bém foi iden­ti­fi­ca­da uma fábri­ca sem regis­tro no Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra e usan­do do Selo do Ser­vi­ço de Ins­pe­ção Fede­ral (SIF) fal­si­fi­ca­do. O pro­pri­e­tá­rio foi con­du­zi­do para a Polí­cia Fede­ral, para aber­tu­ra de inquérito.

Epagri difunde em SC, há 30 anos, a produção de leite a pasto

No dia 20 de novem­bro, a Empre­sa de Pes­qui­sa e Exten­são Rural de San­ta Cata­ri­na (Epa­gri) com­ple­tou 30 anos. Nes­se perío­do, a ins­ti­tui­ção tra­ba­lhou para desen­vol­ver no Esta­do a pro­du­ção de lei­te de for­ma sus­ten­tá­vel, com­pe­ti­ti­va e com alta qua­li­da­de. O cami­nho para che­gar lá é o sis­te­ma de pro­du­ção de lei­te à base de pas­to, que já está pre­sen­te 16.500 pro­pri­e­da­des rurais, abran­gen­do cer­ca de 178 mil hec­ta­res. Como o nome já diz, esse sis­te­ma bus­ca ofe­re­cer pas­ta­gem sufi­ci­en­te e de qua­li­da­de para o rebanho.

Faesp reivindica mudanças no ICMS ao governo paulista

A Fede­ra­ção da Agri­cul­tu­ra e Pecuá­ria do Esta­do de São Pau­lo (Faesp) rei­vin­di­ca ajus­tes nas alí­quo­tas do Impos­to sobre Cir­cu­la­ção de Mer­ca­do­ri­as e Ser­vi­ços (ICMS) cobra­das em pro­du­tos do setor. “A Faesp vem rei­vin­di­can­do medi­das para redu­zir a car­ga tri­bu­tá­ria esta­du­al. Não tem sen­ti­do con­ti­nu­ar a punir o setor agro­pe­cuá­rio nes­te momen­to em que pre­ci­sa­mos de incen­ti­vo para reto­mar o cres­ci­men­to. O que pre­ci­sa­mos e plei­te­a­mos é redu­zir os cus­tos da pro­du­ção”, diz o pre­si­den­te da Faesp, Fábio de Sal­les Mei­rel­les. Em ofí­ci­os enca­mi­nha­dos ao gover­no pau­lis­ta, a Faesp defen­de que há uma opor­tu­ni­da­de para pro­mo­ver mudan­ças ain­da pen­den­tes em rela­ção aos efei­tos da Lei 17.293/2020 e decre­tos sub­se­quen­tes. Mei­rel­les enten­de que os pro­du­to­res pau­lis­tas pre­ci­sam de medi­das con­cre­tas de apoio para ter con­fi­an­ça de inves­tir e gerar empregos.

Mais de mil búfalos foram abandonados no interior de São Paulo

Uma denún­cia levou equi­pe da Polí­cia Ambi­en­tal de São Pau­lo a encon­trar mais de mil búfa­los em con­di­ção de maus-tra­tos, no dia 6 de novem­bro, em uma pro­pri­e­da­de em Bro­tas. Os ani­mais em situ­a­ção de aban­do­no esta­vam com fome, sem aces­so a água e ali­men­to havia vári­os dias. No dia, a equi­pe de poli­ci­ais encon­trou 22 car­ca­ças enter­ra­das. Uma equi­pe de volun­tá­ri­os da soci­e­da­de civil e de fun­ci­o­ná­ri­os de órgãos públi­cos foi até a fazen­da, após auto­ri­za­ção judi­ci­al, para cui­dar dos ani­mais com o for­ne­ci­men­to de comi­da, água e tra­ta­men­to vete­ri­ná­rio. Esti­ma-se que 90% das búfa­las apa­ren­tam estar pre­nhes, gran­de par­te na fase final da ges­ta­ção, o que pode aumen­tar o núme­ro de ani­mais no local.