balde branco
revista-baldebranco-simental-02-ed692

Membros da diretoria da ABCRSS

SIMENTAL

Simental Leite e Simlandês

são destaque nos eventos nacionais promovidos pela Associação Brasileira

Nos animais apresentados ficou evidenciada a evolução e o melhoramento genético, um orgulho para os criadores da raça

Flávia Tonin

Com duas provas voltadas ao leite, a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil realizou, entre os dias 14 e 19 de novembro, a 29ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil e a 3ª Exposição Nacional de Gado Simlandês. Para que o maior número de criadores pudesse participar, mais uma vez, os organizadores optaram pelo modelo virtual, em que os animais são filmados nas fazendas e os filmes disponíveis em uma plataforma de julgamento, além do Youtube.

“Temos todo o Brasil reunido em prol das nossas raças nesta nacional virtual”, comenta o presidente da ABCRSS Bernardo de Vasconcellos Moreira. “O ano foi marcado pela evolução e o melhoramento genético dos animais”, completa. Participaram 312 animais, de 21 criadores de sete Estados. O evento é dividido em quatro grandes campeonatos: Simental Leite, Simlandês (Simental com Holandês), Simental Corte e Simbrasil.

Responsável pela avaliação do Simental Leite, o médico veterinário José Roberto Potiens reforçou a importância de olharmos para a versatilidade da raça. “O Simental é uma raça é de dupla aptidão e para o julgamento usamos como critérios a avaliação dos animais, mas também os dados de touros provados para leite como também informação da lactação de mães e avós, além de dados da precocidade reprodutiva”, explicou. Já Paulo Roberto Tonin, ao avaliar o Simlandês destacou que a raça pode ser utilizada em cruzamentos com outras raças de aptidão leiteira, “sem prejuízo para características importantes como produtividade e bom posicionamento de úbere e tetos”.

Paulo Roberto Tonin, jurado da ABCRSS, ao lado de Ana e de Rogério Naim Sawaia, com os troféus conquistados

Resultados – No campeonato de Simental leite, o animal Amadeus Aramis 2 FIV da Fazenda JR ficou com o título de Grande Campeão, seguido do seu reservado, Bipolar Dinda da Fazenda Jr. Entre as fêmeas, a Grande Campeã foi Botocuda Aramis FIV da Fazenda JR, seguida de sua reservada, Betamis Aramis FIV da Fazenda JR. O melhor criador e expositor, tanto na categoria macho, quanto na categoria fêmea, foi Rogério Naim Sawaia.

No Simlandês, levou a melhor Brilhante da Fazenda JR, que ficou com o título de Grande Campeão, seguido do seu reservado, Carioca da Fazenda JR. Entre as fêmeas, a Grande Campeã foi Seresteira da Fazenda Jr, seguida de sua reservada, Brasileira da Fazenda JR. O melhor criador e expositor, tanto na categoria macho, quanto na categoria fêmea, foi Rogério Naim Sawaia.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?