Sindleite-GO lança manual de boas práticas - Digital Balde Branco

O Sin­di­lei­te-Sin­di­ca­to das Indús­tri­as de Lati­cí­ni­os no Esta­do de Goiás lan­çou a segun­da edi­ção do seu Manu­al de Boas Prá­ti­cas Agro­pe­cuá­ri­as. Essa publi­ca­ção, que cir­cu­lou pela pri­mei­ra vez em 2008, exi­giu ago­ra um tra­ba­lho de atu­a­li­za­ção. Dela faz par­te um gru­po de espe­ci­a­lis­tas, entre eles, médi­cos vete­ri­ná­ri­os, zoo­tec­nis­tas, enge­nhei­ros agrô­no­mos e téc­ni­cos em lati­cí­ni­os e agropecuária.

A publi­ca­ção, com 60 pági­nas, con­tém infor­ma­ções do tipo: o que é lei­te de qua­li­da­de; o que é con­ta­gem bac­te­ri­a­na; o que é con­ta­gem de célu­las somá­ti­cas; orga­ni­za­ção da fazen­da; aces­so à pro­pri­e­da­de e às ins­ta­la­ções; o fun­ci­o­ná­rio; meio ambi­en­te; pro­du­tos quí­mi­cos; res­fri­a­men­to e arma­ze­na­men­to do lei­te; manu­ten­ção dos tan­ques; sis­te­ma de uso de tanques
de res­fri­a­men­to, entre outros.

Além des­se con­teú­do, o manu­al traz uma série de mode­los de ane­xos com espa­ços pró­pri­os para pre­en­chi­men­to, visan­do dar con­di­ções para um real acom­pa­nha­men­to da roti­na da pro­pri­e­da­de pro­du­to­ra de lei­te. A publi­ca­ção, que foi edi­ta­da com 60 mil exem­pla­res, está sen­do entre­gue a cus­to zero aos pro­du­to­res de lei­te no esta­do de Goiás atra­vés da logís­ti­ca dos lati­cí­ni­os, no tra­ba­lho de cap­ta­ção de lei­te nas pro­pri­e­da­des. A publi­ca­ção des­ti­na-se tam­bém à cir­cu­la­ção naci­o­nal medi­an­te auto­ri­za­ção do Sin­di­lei­te-GO, des­de que o inte­res­sa­do não a uti­li­ze para fins comerciais.

Rolar para cima