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Cuidados indispensáveis no sistema de arrefecimento das máquinas/equipamentos motorizados (radiador obstruído pela sujeira)

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Sistema de arrefecimento do motor das máquinas

Você faz a manutenção corrreta?

Esse sistema é fundamental para o bom desempenho da máquina e, por isso, são necessários alguns cuidados básicos. Veja as orientações do especialista

João Antônio dos Santos

Na fazenda leiteira são diversas as máquinas e os equipamentos motorizados – tratores, colheitadeiras, geradores, etc. – que têm sistema de arrefecimento do motor, que necessita de manutenção periódica para o seu bom funcionamento. Sua função é controlar a temperatura do motor no ponto ideal, nem muito quente nem muito frio, pois, dependendo da máquina, o motor foi projetado para trabalhar segundo determinada temperatura, conforme explica o instrutor do Senar-MG na área de Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas, Felipe Gabriel Lorenzoni Martins. Ele também é engenheiro agrícola com mestrado em máquinas e mecanização agrícola.

“O produtor e/ou operador deve estar sempre consciente da checagem dos vários itens recomendados antes do início das operações. E um deles, muito importante e que deve ser conferido, é o nível do líquido de arrefecimento do motor”, alerta, como uma forma de garantir a durabilidade do motor, seu melhor desempenho (potência), economia de combustível, além de reduzir a emissão de poluentes.

O que se vê de errado no dia a dia de operações dessas máquinas na fazenda é que, em geral, o operador utiliza apenas água, sem a adição de fluidos desenvolvidos especificamente para garantir o arrefecimento do motor, além de outros benefícios para o sistema, como evitar corrosão e oxidação. Segundo Martins, deve-se seguir sempre a orientação do fabricante da máquina, que vem no manual de uso. O período de troca desse líquido depende da indicação do fabricante.

Felipe Gabriel: sem os cuidados indispensáveis com o sistema de arrefecimento, compromete-se o desempenho da máquina, resultando em menos potência e menor durabilidade

No geral, a recomendação é fazer a troca do líquido de arrefecimento a cada mil horas de operação da máquina. “É necessário drenar todo o líquido do sistema e, em seguida, circular a água sob pressão dentro do motor, do bloco e do radiador. Feita a limpeza, fecha-se o dreno e completa-se com água desmineralizada (água destilada) e o aditivo para radiador”, orienta, acrescentando que a função do aditivo é evitar corrosão e oxidação interna do sistema, que tem vários componentes, como bomba d’água e válvula termostática.

Ele explica que o líquido circula dentro de galerias no bloco e cabeçote do motor, que podem enferrujar e, consequentemente, entupir o radiador. O radiador em si, por se feito com material inoxidável, não enferruja. Vale destacar o uso de água destilada (desmineralizada), pois a água normal, mesmo limpa, é rica em minerais, o que acelera o processo de oxidação (ferrugem). Muitas vezes, nas fazendas, o pessoal coleta água límpida de mina ou poço artesiano, porém ela é muito rica em minerais.

Quanto à não utilização de aditivo adequado, isso vai prejudicar a vida útil de seus componentes, como a bomba d’água e a válvula termostática, fazendo com que a máquina fique fora de operação. Ou seja, vai se estragar muito antes, exigindo sua troca, pois com quatro, cinco mil horas, começam a ocorrer os problemas, não completando as 15 mil horas comumente indicadas para um trator, por exemplo.

Além dessa função, o aditivo tem outras funções secundárias: a primeira é diminuir o ponto de fusão da água (de congelamento, em locais muito frios); a segunda, elevar o ponto de ebulição da água: em vez de ferver aos 100oC, ela vai ferver aos 130-140oC.

É interessante que vai indicar uma temperatura mais alta no painel, porém não estará em ebulição, já que a ebulição acelera a oxidação; a terceira é a função de lubrificação dos componentes internos do sistema de arrefecimento. O aditivo deve ser à base de etilenoglicol, que é o mais indicado.

Na troca do líquido de arrefecimento, a proporção de mistura da água destilada versus aditivo depende da indicação do fabricante do aditivo, pois uns são concentrados (precisam ser diluídos), enquanto outros vêm já na forma de solução pronta para uso.

Drenagem mostrando o líquido de arrefecimento com sinal de oxidação (coloração do líquido)

Limpeza externa do radiador – Outro aspecto importante da manutenção do sistema de arrefecimento do motor é a limpeza externa da colmeia do radiador. A periodicidade depende das condições dela, que podem ser vistas facilmente, pelo acúmulo de poeira, fragmentos de folhas, ciscos e sujeiras que se fixam na colmeia. Dependendo do tipo de serviço, ela pode acumular mais sujeiras em menor tempo, exigindo então essa limpeza em período menor. “Esse acúmulo de sujeiras, que obstruem a colmeia, impede a passagem de ar, que é essencial para refrigerar o líquido e manter a temperatura no ponto certo. Consequentemente, o sistema não consegue reduzir o aquecimento do motor”, alerta ele.

Essa limpeza deve ser feita com ar comprimido no sentido contrário à entrada do ar através da colmeia, ou seja, no inverso do fluxo natural de entrada do ar no sistema: o motor “puxa” para trás, para dentro do sistema. Então, direciona-se o ar comprimido de trás para frente, “despregando” as sujeiras da colmeia. “Muitas vezes, a pessoa faz essa limpeza esguichando água na colmeia, o que causa problemas no sistema. O primeiro deles: se esguichar água com muita pressão, isso vai amassar as aletas (que são muito frágeis) da colmeia, e, ocorrendo isso, vai obstruir a entrada de ar”, diz ele, alertando que outro problema é que a poeira na colmeia com a água vira barro que, ao secar, impede a passagem do ar. E isso é muito comum.

Quando ocorre a obstrução da passagem do ar no sistema, a consequência é que o motor vai superaquecer, podendo fundir. Primeiramente, queima a junta do cabeçote e, depois, funde o motor. Vale observar que, para se chegar a essa situação é difícil, a não ser que o desleixo seja muito grande. Os tratores têm no painel o indicador de temperatura do motor, que alerta quando o motor está superaquecendo.

Tampa do radiador danificada pela corrosão

Nesta imagem, é possível notar que existem poucos pontos de luz por onde o ar pode passar

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