balde branco

CARTA AO LEITOR

Sobrevivendo no presente e

buscando um futuro melhor

Esse título mostra bem o que nos salta aos olhos a partir das coberturas de dois eventos recentes, o Agroleite, em Castro (PR), em agosto, e a Megaleite, em junho, em Belo Horizonte (MG). Ou seja, o quanto a classe produtora de leite é resiliente. Perfeita essa palavra para definir o produtor de leite: capacidade de enfrentar crises e mais crises há décadas, e sempre pagando a conta, mas sem esmorecer. Consegue superar desafios e dar continuidade à sua atividade com a inabalável busca por maior desempenho, por meio de tecnologia e conhecimento para fazer sempre melhor.

É a constatação de uma realidade que vivenciamos nesses dois dos mais importantes eventos dedicados ao leite. Os dois bombaram! Recorde de público, de empresas expositoras e de movimento de negócios, bem como salas de palestras sempre lotadas. O que significa a busca por conhecimento e tecnologia como forma de afinar o sistema de produção para melhorar o desempenho da atividade sempre.

A foto de nossa capa representa tudo o que almejamos para a cadeia do leite: o futuro da atividade – as crianças conduzindo suas bezerras na pista de julgamento, com as quais poderão estar juntas daqui a uns anos na sala de ordenha, dando continuidade/sucessão à atividade da família. E melhores a cada geração.

Falando de resiliência, empenho, superação e busca pelo fazer sempre melhor, encaixamos aí a honra da Balde Branco, que recebeu o Troféu Agroleite 2022, na categoria mídias, pela 13.ª vez. Nosso profundo agradecimento aos produtores, anunciantes e aos demais envolvidos com o universo do leite que nos escolheram.

Nesta edição, a reportagem de capa é sobre o Agroleite 2022 – Reencontros, mostrando os principais destaques do evento, inclusive o anúncio da Castrolanda de investimentos num projeto de expansão, modernização e remodelação da Cidade do Leite.

Há, também, outros temas relevantes para a cadeia do leite: produção de leite com maior teor de sólidos em sistema de pastagem; fazenda de leite A2 se verticaliza e comercializa o seu produto no varejo, e, ainda, matéria sobre legislação do Selo Arte; entre outras.

Na entrevista do mês, Márcio Hamm, sócio-fundador da Fazenda Melkstad, a segunda maior produtora de leite do Brasil, fala sobre a trajetória desse empreendimento.
Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?