Superando problemas e buscando soluções - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

Superando problemas e

buscando soluções

Che­ga­mos ao final des­te ano, com o pro­du­tor de lei­te, como sem­pre amar­gan­do e tam­bém pagan­do a con­ta da cri­se, ulti­ma­men­te devi­do ao aumen­to do pre­ço dos insu­mos, sobre­tu­do da ração dos ani­mais, o que tem redu­zi­do mais ain­da sua mar­gem. Vale notar que toda a cadeia pro­du­ti­va do lei­te vem enfren­tan­do pro­ble­mas, seja pela retra­ção do mer­ca­do con­su­mi­dor, impor­ta­ções de lác­te­os, seja tam­bém pelo aumen­to dos cus­tos (infla­ção, com­bus­tí­veis etc.).

E nós, da Bal­de Bran­co, fechan­do a últi­ma edi­ção des­te ano e a pri­mei­ra de 2022, como sem­pre apos­tan­do que a clas­se pro­du­to­ra de lei­te mais uma vez supe­ra­rá esses empe­ci­lhos. Isso por­que acre­di­ta­mos em seu amor pela ati­vi­da­de e capa­ci­da­de de con­ti­nu­a­men­te bus­car ele­var seu desem­pe­nho atra­vés da ado­ção de tec­no­lo­gi­as e apri­mo­ra­men­to da ges­tão, pila­res bási­cos para que pos­sa enfren­tar as recor­ren­tes cri­ses e se man­ter na atividade.

E para con­tri­buir nes­sa con­tí­nua bus­ca de melho­ria, tra­ze­mos infor­ma­ções sobre boas prá­ti­cas de pro­du­ção e tam­bém caso de suces­so. Nos­sa maté­ria de capa abor­da a tra­di­ção e suces­so da Estân­cia Sil­vâ­nia, em que o casal, Edu­ar­do Fal­cão e Cami­la, foca seu tra­ba­lho na per­sis­tên­cia, ino­va­ção e qua­li­da­de, que agre­gam valor ao lei­te, como o lei­te A2 e quei­jos arte­sa­nais.

Outros des­ta­ques des­ta edi­ção: fer­ti­li­da­de das vacas lei­tei­ras, dicas de espe­ci­a­lis­tas para ori­en­tar o pro­du­tor; mocha­ção de bezer­ras: elas sen­tem dor, por isso é fun­da­men­tal se toma­rem todos os cui­da­dos; diar­reia viral, doen­ça que traz mui­tos pro­ble­mas ao reba­nho; sus­ten­ta­bi­li­da­de em fazen­das lei­tei­ras: pro­gra­ma ori­en­ta prá­ti­cas ambi­en­tais no Vale do Paraí­ba; car­ra­pa­tos: mane­jo inte­gra­do é a for­ma mais efi­ci­en­te no con­tro­le de parasitas.

Na Entre­vis­ta, con­ver­sa­mos com a depu­ta­da Ali­ne Sleut­jes, que vem bata­lhan­do em diver­sas fren­tes, como a Cara­va­na do Lei­te, em prol dos pro­du­to­res de leite.

Boa Lei­tu­ra e prós­pe­ro 2022, com saú­de e paz!

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

EXPE­DI­EN­TE

Edi­tor

João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter

Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Cola­bo­ra­do­res

Denis Tei­xei­ra Rocha
Gise­le Dela Ric­ci
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
João Car­los de Faria
Luiz H. Pitom­bo
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri
Rafa­el Ribei­ro
Sophia Honig­mann

Dire­to­ria Comercial

Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comercial

Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras

Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
(11) 99480–8631 wattsapp

Coor­de­na­ção Administrativa

Cristhi­a­ne Melo
(11) 99480–8631
(11) 97028–5684

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 14,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.