Taubaté investe na capacitação de produtores - Digital Balde Branco

Com a pro­pos­ta de capa­ci­tar e pro­fis­si­o­na­li­zar pro­du­to­res de lei­te do muni­cí­pio de Tau­ba­té-SP, dis­po­ni­bi­li­zan­do gratuita­mente con­sul­to­ria téc­ni­ca, é que foi lan­ça­do o Pro­gra­ma Cam­po For­te. Do seu pla­no de ação cons­ta dis­po­ni­bi­li­zar tec­no­lo­gi­as de mane­jo de pas­ta­gens, con­tro­le zoo­téc­ni­co, con­ser­va­ção dos recur­sos natu­rais e moni­to­ra­men­to dos cus­tos de pro­du­ção, recor­ren­do ao fomen­to e orga­ni­za­ção dos produtores.

O pro­gra­ma aten­de hoje a 40 pro­du­to­res, que têm como com­pro­mis­so rece­ber visi­tas de téc­ni­cos, rea­li­zar exa­mes de bru­ce­lo­se e tuber­cu­lo­se no reba­nho, regis­trar todos os atos envol­ven­do a ati­vi­da­de e rea­li­zar o que foi pla­ne­ja­do pelo téc­ni­co. “Os pro­du­to­res pre­ci­sam se cons­ci­en­ti­zar de que a pecuá­ria de lei­te não é mais aque­la de 50 anos atrás. É pre­ci­so se pro­fis­si­o­na­li­zar se a inten­ção for con­ti­nu­ar na ati­vi­da­de”, cita Geral­do de Oli­vei­ra Neto, secre­tá­rio de Desen­vol­vi­men­to e Ino­va­ção de Taubaté.

O Pro­gra­ma Cam­po For­te, desen­vol­vi­do pela Pre­fei­tu­ra Muni­ci­pal de Tau­ba­té, atua tam­bém fora das pro­pri­e­da­des lei­tei­ras, agin­do na manu­ten­ção e melho­ria das estra­das, pon­tes e mata-bur­ro na área rural. “Cien­te de que a cor­re­ção do solo é um dos cami­nhos para a efi­ci­ên­cia pro­du­ti­va no cam­po, dis­po­ni­bi­li­za­mos para os pro­du­to­res, gra­tui­ta­men­te, o fre­te do cal­cá­rio da mine­ra­do­ra até a sua pro­pri­e­da­de”, ele completa.

Com­ple­men­tan­do, a Pre­fei­tu­ra tem apoi­a­do a rea­li­za­ção de pales­tras com téc­ni­cos do setor. O pri­mei­ro encon­tro ocor­reu no últi­mo dia 23 de mar­ço, no audi­tó­rio do Sin­di­ca­to Rural. Des­ta vez o tema foi “Sila­gem de Grão Úmi­do na Pecuá­ria Lei­tei­ra”, com o pro­fes­sor Mar­cos Neves Perei­ra, da Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Lavras-MG.

Rolar para cima