balde branco

Projeto familiar integrado alia raça Jersey, ordenha robotizada, compost barn, cuidados com o bem-estar animal e respeito ambiental

De um lado, Nico Biersteker, cujo gosto pela produção de leite certamente foi transmitido pelo pai, ‘seu’ Ricardo, pecuarista tradicional da região de Carambeí-PR, do qual também herdou a habilidade como agrimensor, profissão que o levou à engenharia, com a qual trabalhou por alguns anos.

De outro, Ellen Salomons, formada em administração de empresas e psicologia, que também trouxe do pai, ‘seu’ Albert – agricultor, suinocultor e ex-presidente da Cooperativa Capal – o gosto pela atividade rural e a ousadia pelo novo. O empreendedorismo sempre fez parte de sua vida.

E foi ela quem insistiu que o casal deveria montar um negócio no qual os dois pudessem trabalhar juntos, fortalecendo os vínculos familiares. Foi assim que começou a nascer o projeto leiteiro Lagoa Dourada, na sexta lomba, no município de Arapoti-PR.

Para formatação do modelo considerado ideal, o casal percorreu um longo caminho. Primeiro, definiu-se que o empreendimento seria construído para funcionar em consórcio com a agricultura, otimizando o uso da terra. Albert Salomons, que dispõe de todo maquinário, ficou com a produção de alimento para o gado. Será adquirido a preços de mercado, com parte do pagamento em esterco para as lavouras.

O setor agrícola produzirá milho, aveia, trigo, soja e feijão. Serão quatro grandes culturas, sempre em rotação. E com isso a qualidade da silagem será melhor, porque haverá mais nutrientes no solo. Somente o concentrado para o gado será adquirido da cooperativa.

O pai de Ellen, ‘seu’ Albert, repassou ao casal uma área de 25 ha, onde vão se concentrar os barracões de confinamento, ordenha e pastos. O pai de Nico, ‘seu’ Ricardo, começou a repassar parte dos animais do seu plantel na Chácara Serrinha, resultado da divisão da propriedade feita por ele entre os filhos.

Leia a íntegra desta reportagem na edição Balde Branco 620, de junho de 2016

 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?