balde branco

CARTA AO LEITOR

Tecnologias para transformar

a pecuária leiteira

São muitas as tecnologias que estão (e mais virão) promovendo a transformação da pecuária leiteira para torná-la uma atividade de sucesso, com produtividade, sanidade animal, qualidade do leite e melhoria da rentabilidade do produtor. E cada uma delas responde pela melhor prática em cada quesito e etapa de um sistema de produção com bom desempenho. Uma se encaixa na outra e exige para a continuidade que as demais também se aprimorem para que o sistema, com um todo, alcance seu potencial de máximo desempenho.

E a Balde Branco, sempre junto com o produtor de leite, a cada edição traz as melhores práticas de produção, informações sobre o universo do leite e conhecimentos para o produtor.

Nesta edição, no mês em que ocorre um dos maiores eventos sobre tecnologias para cadeia produtiva do leite – a Megaleite –, abordamos os avanços do Girolando, gado presente em todos os rincões do País, e que hoje se constituiu, graças às tecnologias de melhoramento genético, numa raça genuinamente nacional em sua versão 5/8 PS (puro sintética), em que se destaca quanto à produtividade, sanidade, adaptabilidade e longevidade.

E ainda sobre a importância das tecnologias e o quanto é fundamental que elas cheguem aos produtores, sobretudo os pequenos e médios, está o exemplo de Mato Grosso, com o programa MT Mais Produtivo Leite. Este tem seu foco no melhoramento genético, com doação de sêmen, transferência de embriões e fornecimento de novilhas Girolandas prenhas. E também orientação no manejo nutritivo, reprodutivo e sanitário do rebanho.

Outra importante novidade tecnológica vem da Embrapa Gado de Leite, com o lançamento da primeira cultivar brasileira de Brachiaria ruziziensis: a BRS Integra. Essa cultivar se destaca pela maior produtividade (e volume de palhada) em sistemas que integram lavoura, pecuária e florestas.

E fechando esta carta, salientamos a entrevista do mês com Laerte Cassoli, que relata a trajetória da startup OnFarm, cujas inovações têm beneficiado a cadeia produtiva do leite.

Boa leitura!

Voltando a mira para a importância do programa de apoio e orientação ao pequeno produtor de leite, trouxemos o exemplo do SebraeTec – Fertilização in Vitro (FIV), oferecido pelo Sebrae-MG, juntamente com alguns parceiros. Esse programa, de estímulo ao produtor para utilizar a FIV, visa proporcionar o melhoramento genético mais rápido no rebanho leiteiro, tornando a tecnologia FIV acessível às pequenas propriedades.

Para finalizar, nosso entrevistado da edição é João Guilherme Brenner, presidente da APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), que fala sobre a importância dessa raça e as ações de seu mandato.

Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

EXPEDIENTE

Editor

João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter

Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Colaboradores

Bruno Marinho M. Guimarães
Denis Teixeira Rocha
Gisele Dela Ricci
Glauco Rodrigues Carvalho
Jéssica Olivier
João Carlos de Faria
Lorraine Nóbrega
Kennya B. Siqueira
Luiz H. Pitombo
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Sophia Honigmann

Diretoria Comercial

Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9-9975-6429

Representante comercial

Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas

Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
(11) 99480-8631 wattsapp

Coordenação Administrativa

Cristhiane Melo
(11) 99480-8631
(11) 97028-5684

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 14,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?