balde branco

CARTA AO LEITOR

TECNOLOGIAS

passaporte para a profissionalização do setor leiteiro

Para a cadeia produtiva do leite, comparativamente a um passado recente, os tempos, hoje, são outros e mudam celeremente a cada dia, graças aos avanços tecnológicos nas mais diversas áreas do segmento da produção primária, como melhoramento genético, sanidade, nutrição, bem-estar animal e qualidade do leite. E é notório o quanto as tecnologias da informação e as digitais têm impulsionado essa evolução, conforme se constata pelos resultados positivos em fazendas leiteiras, de todos os portes e nas mais diversas condições. Tudo graças também ao maior acesso dos produtores a informações, conhecimentos por meio de cursos, palestras e, mais recentemente, pelos recursos digitais. Outro ponto importantíssimo é o avanço da capacitação especializada dos técnicos de campo, que prestam assistência técnica aos produtores, seja por meio de programas de entidades públicas, cooperativas, laticínios, seja por meio de consultorias privadas e empresas fornecedoras de insumos.

Por tais razões, destacamos, em nossa reportagem de capa, o papel da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, e seu campo experimental em Coronel Pacheco, Minas Gerais, nessa verdadeira revolução tecnológica no segmento leiteiro, que culminou nos conceitos do Leite 4.0 e Vacas e Pessoas Felizes, que sintetizam todo esse trabalho nos últimos anos.

Ainda falando em tecnologias, outra reportagem mostra os impactos positivos na fazenda leiteira quando o produtor adota robô na ordenha, colar com sensor para monitorar as vacas e energia solar por painéis fotovoltaicos. E também outras reportagens relevantes, como os resultados de testes com híbridos de milho para silagem pela plataforma Guia da Forragem; raça Pardo-suíça e sua evolução genética no Brasil.

Na entrevista, conversarmos com Mauro Carrusca, executivo experiente e profundo conhecedor das tecnologias da informação e digitais na área do agronegócio e, em particular, no segmento do leite. Vale a pena ler.

Boa leitura, muita saúde e paz!

João Antônio dos Santos

Editor

EXPEDIENTE

Editor

João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter

Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Colaboradores

Denis Teixeira Rocha
Gisele Dela Ricci
Glauco Rodrigues Carvalho
Luiz H. Pitombo
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Rafael Ribeiro

Diretoria Comercial

Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9-9975-6429

Representante comercial

Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas

Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
(11) 99480-8631 wattsapp

Coordenação Administrativa

Cristhiane Melo
(11) 99480-8631
(11) 97028-5684

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 14,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?