Touros A2 é novidade do Sumário da ABCZ - Digital Balde Branco

A nova edi­ção do Sumá­rio Naci­o­nal de Ava­li­a­ção Gené­ti­ca das Raças Zebuí­nas Lei­tei­ras, que será lan­ça­da em maio, duran­te a Expo­Ze­bu 2017, tra­rá como novi­da­de a infor­ma­ção sobre o ale­lo da beta-caseí­na A2, pro­teí­na liga­da à pro­du­ção de lei­te não aler­gê­ni­co. A infor­ma­ção é con­si­de­ra­da estra­té­gi­ca para os cri­a­do­res que pre­ten­dem pro­du­zir esse tipo de lei­te, que é um nicho de mer­ca­do em ascen­são nos últi­mos anos.

Para inse­rir essa carac­te­rís­ti­ca no Sumá­rio, a ABCZ-Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Zebu está soli­ci­tan­do aos pro­pri­e­tá­ri­os de tou­ros doa­do­res de sêmen das raças zebuí­nas lei­tei­ras Gir, Guze­rá e Sin­di que envi­em o resul­ta­do ofi­ci­al, emi­ti­do por labo­ra­tó­rio cre­den­ci­a­do, da geno­ti­pa­gem da beta-caseí­na de seus animais.

A infor­ma­ção será incor­po­ra­da ao Sumá­rio Naci­o­nal das Raças Zebuí­nas Lei­tei­ras 2017. “Com esta ini­ci­a­ti­va, espe­ra­mos que os sele­ci­o­na­do­res das raças zebuí­nas lei­tei­ras pos­sam dire­ci­o­nar seus aca­sa­la­men­tos a fim de obter pro­gê­ni­es homo­zi­go­tas para o ale­lo da beta-caseí­na A2, pois os ani­mais com este genó­ti­po pro­du­zem lei­te não aler­gê­ni­co”, expli­ca Mari­a­na Alen­car, geren­te de Melho­ra­men­to Gené­ti­co do PMGZ Leite.

Estu­dos desen­vol­vi­dos por ins­ti­tui­ções bra­si­lei­ras, como, por exem­plo, a APTA- Agên­cia Pau­lis­ta de Tec­no­lo­gia dos Agro­ne­gó­ci­os, vêm com­pro­van­do que as raças zebuí­nas têm gran­de pre­sen­ça do ale­lo A2.

Envio da geno­ti­pa­gem — Os resul­ta­dos devem ser envi­a­dos o mais rápi­do pos­sí­vel para o e‑mail pmgzleite@abcz.org.br. Infor­ma­ções adi­ci­o­nais: 34–3319-3935 ou 34–3319-3934.

Rolar para cima