Uma, não! São três epopeias numa só. Um time de técnicos voluntários da Embrapa Gado de Leite foi a onze estados do Brasil. Do RS ao RN, passando por SC, PR, SP, MG, RJ, GO, PE, CE e RO. Ufa! Fomos a 52 eventos, em apenas 64 dias. Estivemos na Expointer-RS, no Interleite Brasil-MG e no Agrinordestes-PE. Ah! E em eventos feitos por jovens e para jovens, como o Brasil Empreenda!, o ChangeofMind e o Programa Corredores Digitais. Também fizemos eventos exclusivos. Sozinhos? Não, atuamos em rede.
A Caravana 4.0 é a maior mobilização da história do leite brasileiro. Na organização, além de 35 universidades, tem o Sebrae (MG, GO, PE), o Senar (MG, GO, RN), Sociedade Rural do Paraná, Agtech Garage, Agro Valley, Associação Catarinense de Tecnologia — Acate, Parque Tecnológico de Chapecó e cinco Unidades da Embrapa (Milho e Sorgo, Soja, Agroindústria Tropical, Rondônia e Gado de Leite). Por onde passou, a Caravana 4.0 reuniu profissionais, professores e alunos de Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Ciência da Computação, Engenharias, Administração, Economia e empreendedores de todo tipo de formação. O objetivo é estruturar o ecossistema de inovação do leite. Para isso, é preciso motivar jovens a criarem soluções inovadoras para o setor, que vai faturar R$ 86 bilhões este ano. A Caravana 4.0 gastou zero do dinheiro público. A Caravana 4.0 é uma epopeia!
O Vacathon reuniu na sede da Embrapa Gado de Leite 25 Universidades, de nove estados. Durante 150 horas ininterruptas, os times multidisciplinares aprenderam o que é uma fazenda, o que é um laticínio, que ferramentas digitais podem usar para transformar o setor. E receberam mentoria de produtores, de empresas e de pesquisadores da Embrapa. Uau! Estamos exercitando no Vacathon o que precisa ser a Nova Universidade, que ensina fazendo, focado em inovação, interagindo teoria e prática, junto e misturado!
A equipe de TV Globo Rural vai comemorar 40 anos em janeiro de 2020 e escolheu o Vacathon como base do seu programa. O Jornal da Band e o Jornal da Terra Viva dedicaram cinco minutos em rede nacional. Uau! Nem a Lava Jato! Só o Vacathon. O secretário de Agricultura de Goiás e 23 empresas vieram, dirigentes de multinacionais, ávidos para conhecer as soluções que os meninos das universidades criaram nesta imersão de cinco dias. Uau! Vacathon é business.