CRÔNICA
Paulo do Carmo Martins
Uma, não! São três epopeias numa só. Um time de técnicos voluntários da Embrapa Gado de Leite foi a onze estados do Brasil. Do RS ao RN, passando por SC, PR, SP, MG, RJ, GO, PE, CE e RO. Ufa! Fomos a 52 eventos, em apenas 64 dias. Estivemos na Expointer-RS, no Interleite Brasil-MG e no Agrinordestes-PE. Ah! E em eventos feitos por jovens e para jovens, como o Brasil Empreenda!, o ChangeofMind e o Programa Corredores Digitais. Também fizemos eventos exclusivos. Sozinhos? Não, atuamos em rede.
A Caravana 4.0 é a maior mobilização da história do leite brasileiro. Na organização, além de 35 universidades, tem o Sebrae (MG, GO, PE), o Senar (MG, GO, RN), Sociedade Rural do Paraná, Agtech Garage, Agro Valley, Associação Catarinense de Tecnologia – Acate, Parque Tecnológico de Chapecó e cinco Unidades da Embrapa (Milho e Sorgo, Soja, Agroindústria Tropical, Rondônia e Gado de Leite). Por onde passou, a Caravana 4.0 reuniu profissionais, professores e alunos de Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Ciência da Computação, Engenharias, Administração, Economia e empreendedores de todo tipo de formação. O objetivo é estruturar o ecossistema de inovação do leite. Para isso, é preciso motivar jovens a criarem soluções inovadoras para o setor, que vai faturar R$ 86 bilhões este ano. A Caravana 4.0 gastou zero do dinheiro público. A Caravana 4.0 é uma epopeia!
O Vacathon reuniu na sede da Embrapa Gado de Leite 25 Universidades, de nove estados. Durante 150 horas ininterruptas, os times multidisciplinares aprenderam o que é uma fazenda, o que é um laticínio, que ferramentas digitais podem usar para transformar o setor. E receberam mentoria de produtores, de empresas e de pesquisadores da Embrapa. Uau! Estamos exercitando no Vacathon o que precisa ser a Nova Universidade, que ensina fazendo, focado em inovação, interagindo teoria e prática, junto e misturado!
A equipe de TV Globo Rural vai comemorar 40 anos em janeiro de 2020 e escolheu o Vacathon como base do seu programa. O Jornal da Band e o Jornal da Terra Viva dedicaram cinco minutos em rede nacional. Uau! Nem a Lava Jato! Só o Vacathon. O secretário de Agricultura de Goiás e 23 empresas vieram, dirigentes de multinacionais, ávidos para conhecer as soluções que os meninos das universidades criaram nesta imersão de cinco dias. Uau! Vacathon é business.
“O objetivo é estruturar o ecossistema de inovação do leite. Para isso, é preciso motivar os jovens a criarem soluções novadoras para o setor que vai faturar R$ 86 bilhões este ano.”
Os jovens vieram do RS ao RN, nove estados e percorreram 145.622 km até a Embrapa Gado de Leite. Isso equivale a dar 3,5 voltas na Terra, pela linha do Equador. Os meninos consumiram 4.500 refeições e receberam cobertura de seguro saúde, plantão médico 24 horas e sem um centavo do dinheiro público. Valeu todo o tipo de renúncia. Desde ficar 120 horas num ônibus, até adiar casamento. O time da Universidade Federal do Semi-Árido saiu de Mossoró-RN e contabilizou cinco dias dentro de ônibus, somando ida e volta. Já a PhD Roberta Zuge, dirigente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Holandesa, adiou o seu enlace matrimonial no civil, só para ser julgadora do Vacathon. Prova de amor maior não há!
A terceira epopeia é o Desafio de Startups – a origem de tudo isso. Em 2016, quando o agro ainda não era pop e não se falava de startup, saímos estimulando jovens a criar suas startups com soluções digitais para o leite. Na primeira edição, conseguimos 137 propostas. Nos anos seguintes, ocorreu um crescimento vertiginoso da qualidade das propostas apresentadas. Algumas chegam prontas para irem ao mercado. Mas percebemos que o Nordeste não estava engajado e era preciso ter uma ação motivadora para aquela região. E o resultado veio. Antes, o Nordeste representava 1,4% das propostas submetidas para a competição. Este ano, cresceu para 19%.
No mês passado, dia 22, fizemos o Desafio de Startups 2019. Foi no Cubo – Itaú, em São Paulo, que é o maior local para eventos de empreendedorismo da América Latina. Pois fizemos lá o maior evento da história do Cubo. Isso mesmo! Reunimos, num só lugar, 157 empresas/instituições, 327 tomadores de decisão. Tudo isso para conhecer soluções de oito startups, escolhidas entre 58, por 121 especialistas. Toda a mídia presente. Até uma blogueira, com 421 mil seguidores. Acredite. Ela existe. É gente, não é robô!
Caravana 4.0, Vacathon, Desafio de Startup – tudo isso é o Ideas For Milk, o movimento de inovação para a cadeia produtiva do leite, resultante de uma parceria público-privada da Embrapa Gado de Leite com Milkpoint, Qrânio, Carrusca Innovation, Kik Ventures. Envolve 76 empresas e instituições, o que permitiu que o leite seja a única vertical do agronegócio brasileiro com reconhecimento pelo Silicon Valley Forum como uma das dez melhores iniciativas globais no mundo das agritechs. Somos referência em transformação digital no Brasil, com prêmio que tem como patrono o mais famoso consultor de empresas, Vicente Falconi. Reconhecido pela Bolsa de Mercadorias de Rosário, Argentina. O leite tem a sua epopeia. Ideas For Milk é a epopeia do leite!
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual