Um provação que, oxalá, seja breve - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

UMA PROVAÇÃO,

que, oxalá, seja breve

Neste momen­to em que o Bra­sil está sob a ame­a­ça des­se ini­mi­go invi­sí­vel que vem dei­xan­do um ras­tro de dor por mui­tos paí­ses, o que nos res­ta é nos unir­mos todos em um úni­co foco: impe­dir, com todo o esfor­ço, que o Covid-19 se alas­tre na velo­ci­da­de com que ocor­reu e vem ocor­ren­do por onde pas­sa. Para tan­to, pre­ci­sa­mos seguir rigo­ro­sa­men­te as estra­té­gi­as, as ori­en­ta­ções e tudo o mais que o sis­te­ma de saú­de – os médi­cos, os espe­ci­a­lis­tas e os cien­tis­tas estão reco­men­dan­do.

Na estei­ra do estra­go que esse coro­na­ví­rus vem dei­xan­do pelo mun­do está uma for­te cri­se econô­mi­ca em todos os seto­res da soci­e­da­de. Porém, entre todos, um não pode se aba­ter, heroi­ca­men­te tem de se man­ter em toda sua ati­vi­da­de e inte­gri­da­de, por mai­o­res que sejam os per­cal­ços: o Agro­pe­cuá­rio! Pois, com cri­se ou sem cri­se, as pes­so­as e os ani­mais pre­ci­sam comer. Como par­te da cadeia pro­du­ti­va do lei­te, a Bal­de Bran­co está jun­to e foca­da em fazer sua par­te, que é levar – ago­ra ampli­a­da, com o Por­tal Bal­de Bran­co – infor­ma­ções rele­van­tes para o setor. E, mes­mo com toda a com­ple­xi­da­de que é a pro­du­ção de lei­te e sua pos­te­ri­or indus­tri­a­li­za­ção e dis­tri­bui­ção, a soci­e­da­de pode ter a cer­te­za de que não fal­ta­rão o lei­te e seus deri­va­dos no mercado.

Nes­ta edi­ção, o des­ta­que vai para a impor­tân­cia da recria, os cui­da­dos com as novi­lhas, sobre­tu­do ao pri­mei­ro par­to. Nes­se pon­to, nenhum cui­da­do será demais, pois é o iní­cio de uma matriz sau­dá­vel, pro­du­ti­va e boa repro­du­to­ra, em vári­as lactações.

E che­gan­do, logo mais, o perío­do da seca, a tec­no­lo­gia da irri­ga­ção de pas­ta­gem é tema rele­van­te para quem pro­duz lei­te a pas­to. Tra­ze­mos o exem­plo de pro­du­tor de Goiás que, ori­en­ta­do pela Ema­ter-GO, ado­tou o sis­te­ma de irri­ga­ção com fer­tir­ri­ga­ção e vem obten­do exce­len­tes resultados.

Outro des­ta­que é a inau­gu­ra­ção do com­post barn – “Vacas e pes­so­as feli­zes” – para pes­qui­sas na uni­da­de da Embra­pa Gado de Lei­te, em Coro­nel Pache­co (MG). Esti­ma-se que já sejam mais de 2 mil fazen­das que uti­li­zam o com­post barn e, com essa ini­ci­a­ti­va da Embra­pa, serão pro­du­zi­das pes­qui­sas que darão res­pos­tas fun­da­men­tais a ques­tões levan­ta­das por pro­du­to­res quan­to a essa tecnologia.

Por fim, nos­sa entre­vis­ta é com Ronei Vol­pi, que assu­miu a pre­si­dên­cia da Câma­ra Seto­ri­al de Lei­te e Deri­va­dos. Ele faz rele­van­tes con­si­de­ra­ções sobre as ações de seu man­da­to e a com­pe­ti­ti­vi­da­de da cadeia pro­du­ti­va do leite.

Boa lei­tu­ra

revista-balde-branco-joao-antonio-edicao-660

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

Capa: Casa da Arte

Edi­tor
João Antô­nio dos San­tos
editor@digital.baldebranco.com.br

Repór­ter
Erick Hen­ri­que
reporter@digital.baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Cola­bo­ra­do­res
Denis Tei­xei­ra Rocha, Fer­nan­da Car­va­lho,
Luiz H. Pitom­bo,
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho,
Heloi­se Duar­te, João César de Resen­de,
Natá­lia Gri­gol,
Pau­lo do Car­mo Mar­tins,
Pedro Arcu­ri, Rafa­el Ribei­ro, Rober­ta Züge

Dire­to­ria Comer­ci­al
Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081–2163 e (11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comer­ci­al
Vivi­a­ne Rosa
comercial@digital.baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras
Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@digital.baldebranco.com.br
(11) 98366.0595 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
baldebranco@digital.baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081–3045 — 0800–7715181
Fax (11) 2081- 3144

Coor­de­na­ção Admi­nis­tra­ti­va
Cristhi­a­ne Melo
cristhiane.melo@digital.baldebranco.com.br
(11) 2081–2579

Assis­ten­te Admi­nis­tra­ti­va
Pau­la Nocet­ti
paula.nocetti@digital.baldebranco.com.br

Edi­ção: 21.000 exem­pla­res
Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 110,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 11,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fon­te. Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista. 

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.

revista-balde-branco-edicao-662
Rolar para cima