Vaca Girolando atinge marca rara de produção de leite na raça - Portal BB
Somen­te qua­tro fême­as da raça já tinham supe­ra­do os 100 mil qui­los de produção 

Vaca Girolando atinge marca rara de produção de leite na raça

M ais uma vaca da raça Giro­lan­do entrou para o res­tri­to gru­po de ani­mais com pro­du­ções aci­ma de 100 mil qui­los. A fêmea Pro­mes­sa Bar­ban­te BAC acu­mu­lou 100.618,87 kg de lei­te em 2592 dias, após últi­ma pesa­gem rea­li­za­da em novem­bro de 2019 pela Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do. Em 12 anos e 8 meses de vida, ela teve oito lac­ta­ções ofi­ci­ais e dei­xou 18 descendentes.

Pro­mes­sa era uma vaca CCG 1/2HOL + 1/2GIR de des­ta­que den­tro da Fazen­da Bacu­ri, loca­li­za­da em Orindiúva/SP, e de pro­pri­e­da­de do asso­ci­a­do Car­los Alber­to Luiz de Almei­da. “Como téc­ni­co, minha opi­nião é que Pro­mes­sa é o ani­mal que bus­ca­mos ter nos reba­nhos bra­si­lei­ros, ani­mal ren­tá­vel, com gran­de pro­du­ção de lei­te, sis­te­ma mamá­rio lon­ge­vo e óti­mo his­tó­ri­co repro­du­ti­vo”, asse­gu­ra Nil­ton Bar­ce­los Júni­or, téc­ni­co da Giro­lan­do res­pon­sá­vel pelo con­tro­le lei­tei­ro ofi­ci­al e o regis­tro gene­a­ló­gi­co do reba­nho da Fazen­da Bacuri.

Com um inter­va­lo de par­tos de 386 dias, e média diá­ria aci­ma de 38 kg por dia em toda a sua vida, Pro­mes­sa esta­va na cabe­cei­ra de um reba­nho já conhe­ci­do na região por ser gran­de pro­du­tor de vacas de alta qua­li­da­de gené­ti­ca. “Ela não era só lei­te. Dei­xou na fazen­da filhas pro­du­ti­vas e alta­men­te ren­tá­veis. Um exem­plo é a filha Bala­dei­ra, que já tem acu­mu­la­do mais de 54 mil kg de lei­te em sua vida pro­du­ti­va e uma média de 38,17 kg por dia. Outro exem­plo é San­fo­na, que fechou a pri­mei­ra cria com 9280,13kg em 306 dias”, infor­ma o téc­ni­co da Giro­lan­do. Pro­mes­sa fale­ceu em janei­ro des­te ano.

A Fazen­da Bacu­ri tem pro­du­ção diá­ria entre 3500 a 4000 litros de lei­te, com pro­je­to de che­gar aos 5000 litros/leite/dia até o final do ano. A sele­ção da raça Giro­lan­do com fins de pro­du­ção de gené­ti­ca acon­te­ce na pro­pri­e­da­de há 18 anos, mas a pro­du­ção de lei­te sem­pre fez par­te do dia a dia da Bacuri.

Além de Pro­mes­sa, a raça Giro­lan­do tem outras qua­tro vita­lí­ci­as aci­ma de 100 mil qui­los, que são elas: Espar­ta Winds­tar OG, Ele­gân­cia 4365 Game­ta NF Irmãos, ICH Cane­la Tea­tro e Flo­ra WTF da Estiva.

A lon­ge­vi­da­de é uma carac­te­rís­ti­ca de gran­de impac­to na pecuá­ria lei­tei­ra, pois está rela­ci­o­na­da à ren­ta­bi­li­da­de das pro­pri­e­da­des lei­tei­ras. Gra­ças aos avan­ços no melho­ra­men­to gené­ti­co, hoje é pos­sí­vel ter um núme­ro cada vez mai­or de vacas que enve­lhe­cem com saú­de e atin­gem uma ele­va­da pro­du­ção duran­te toda a sua vida. 

Fon­te: Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Girolando

Rolar para cima