O nome dela é “Rhoelandt 372 Leda Doc Stormatic” (foto), nasceu no dia 5 de janeiro de 2003, na fazenda Rhoelandt (Castro-PR), de propriedade do criador Ronald Rabbers e Henrieta Rabbers. Alcançou pico de 190.107,92 kg de leite, 6.252,68 kg de gordura e 5.805,04 kg de proteína, segundo o serviço de Controle Leiteiro Oficial da Associação Paranaense (APCBRH). Alcançou essa expressiva produção vitalícia acumulada com 10 lactações, em regime de três ordenhas diárias. O último parto deu-se em setembro de 2020, e, aos 17 anos de idade, encerrou sua última lactação no mês de abril de 2021.
A nova Norma Regulamentadora (NR 31) traz um texto mais claro e simplificado para facilitar a compreensão e evitar interpretações equivocadas. A Portaria 22.677, que trata da nova NR 31, foi publicada no dia 27 de outubro de 2020 e entrará em vigor um ano depois. Com a nova NR 31, os pequenos e médios produtores contam com orientações que atendem melhor às suas necessidades como, por exemplo, possibilidade de utilização de moradias como alojamentos, mudanças nas regras de distanciamento de construções para armazenamento de defensivos agrícolas, inserção do conceito de “trabalho itinerante”, referente aos trabalhadores que percorrem a fazenda sozinhos ou em pequenos grupos para atividades pontuais, inclusão de orientações relacionadas às áreas de vivência, ferramentas, máquinas e equipamentos, entre outras atualizações.
Um novo kit de diagnóstico desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte (MS) obteve alto índice de acerto na detecção da tuberculose bovina (TB), doença responsável por perdas anuais de cerca de US$ 3 bilhões na pecuária de corte e leite mundial. A inovação está em associar o método Elisa (sigla inglesa para ensaio de imunoadsorção enzimática) ao teste intradérmico, atualmente o único oficial para a tuberculose bovina no Brasil. O novo kit apresenta como vantagens a praticidade, a rapidez e a possibilidade de testar várias amostras em curto espaço de tempo, além de automação na obtenção dos resultados, baixo custo e fácil padronização para uso em diferentes laboratórios.
Aintensa transformação pela qual as propriedades rurais passaram nos últimos anos aumentou a complexidade dos negócios e colocou o agro em uma rota inevitável de profissionalização. Já existem dados que apontam para uma mudança de paradigma no comando dessas empresas, o que representa uma guinada na forma de se fazerem negócios agrícolas e pecuários no Brasil. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, as mulheres respondem por 34% dos cargos de lideranças em fazendas, um patamar inédito que não deve desacelerar nas próximas safras. Em paralelo, a digitalização dos negócios, a pauta sustentável e a maior conexão com o consumidor ajudam a criar um novo mosaico do campo.
Em vez de somente aplicar produtos sobre os animais, cientistas testaram formulações granulares secas com o fungo Metarhizium robertsii que também podem ser aplicadas sobre as pastagens. A abordagem inovadora foi feita por pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da empresa norte-americana Jaronski Mycological Consulting. Os experimentos foram bem sucedidos no controle do aracnídeo, uma vez que 95% da população de carrapatos em um sistema de produção encontra-se no pasto e não nos animais. As fêmeas botam seus ovos no solo, dos quais eclodem as larvas, que em poucos dias estão aptas a parasitar os animais. É a primeira vez que essa estratégia é utilizada.
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual