Vídeo explica como controlar carrapatos - Digital Balde Branco

Pro­du­zi­do pelo Ins­ti­tu­to Bio­ló­gi­co, o vídeo dá dicas impor­tan­tes para se pre­ve­nir e com­ba­ter car­ra­pa­tos na pecuá­ria leiteira

O car­ra­pa­to é uma das prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções dos pecu­a­ris­tas, prin­ci­pal­men­te os de lei­te, por acar­re­tar pre­juí­zos sani­tá­ri­os e econô­mi­cos, que podem ser evi­ta­dos com as ori­en­ta­ções do vídeo “Con­tro­le de car­ra­pa­tos em bovi­nos”. A ini­ci­a­ti­va faz par­te do Pro­gra­ma de Sani­da­de em Agri­cul­tu­ra Fami­li­ar (Pro­saf), desen­vol­vi­do pelo Ins­ti­tu­to Bio­ló­gi­co da Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to do Esta­do de São Paulo.

O vídeo abor­da pro­ble­mas como a trans­mis­são do pro­to­zoá­rio babe­sia e da bac­té­ria ana­plas­ma, cau­sa­do­res da cha­ma­da tris­te­za para­si­tá­ria bovi­na – que pode levar o ani­mal a uma ane­mia pro­fun­da ou até mes­mo à mor­te. O mate­ri­al lem­bra ain­da que o car­ra­pa­to cau­sa per­da de san­gue e dimi­nui a pro­du­ção de lei­te e car­ne. Uma infes­ta­ção de 100 car­ra­pa­tos em uma vaca, por exem­plo, pode cau­sar a redu­ção de até 890 ml de lei­te por dia na produção.

“É impor­tan­te o pro­du­tor saber qual é a melhor épo­ca para ele fazer o tra­ta­men­to. Sabe-se que o car­ra­pa­to ocor­re ao lon­go de todo o ano. No entan­to, na épo­ca de mai­or calor e mai­or umi­da­de, a infes­ta­ção fica mai­or”, expli­ca a pes­qui­sa­do­ra cien­tí­fi­ca do IB Már­cia Men­des, bió­lo­ga e dou­to­ra em Para­si­to­lo­gia. Assis­ta ao vídeo.

 

Rolar para cima